Resumo

Nix é uma palavra cuja proposta é ser contrária ao bué ou tótil. Utiliza-se da mesma maneira que o bué mas tem significado oposto.

Por exemplo:
“Depois de 2008, pessoas ficaram com nix dinheiro e bué dívida, e ambos só tem vindo a aumentar”.
Aqui ao dizermos “só tem vindo a aumentar” estamos a referir quer ao aumento da dívida (isto é, mais bué = a aumentar) quer à diminuição do dinheiro dos portugueses (isto é, mais nix = a diminuir cada vez mais).

Explicação alargada

O Nix nasce da tentativa de criar uma palavra que equilibre o bué.
O bué nasce de uma geração que viu crescer muita coisa: marcas estrangeiras, as modas (tázos, diablos, lasers, roupa diferente), os telemóveis, a Internet…
O nix nasce da mesma geração, que está a ver muita coisa retirada de si: poder de compra, alguns direitos e emprego. Digamos que é uma proposta de equilíbrio; se houve necessidade de surgir o bué penso que há necessidade de existir o nix.

Porquê Nix?

Nix é uma palavra que, para quem não conheça e a ouça numa frase, o seu significado pode ser facilmente deduzido sem perguntar “o que é que queres dizer com nix?”. É intuitivo que significa pouco, muito pouco ou até nada. Tal como bué significa muito ou muito muito :laughing: (eu sei que muito muito não existe).

Origem

Esta ideia fantástica (talvez) veio após observar a língua inglesa, nomeadamente o sufixo less e ful.
Estes sufixos podem-se aplicar a qualquer palavra e simplificam a fala. Por exemplo, pode-se dizer mindless aplicado a uma pessoa, normalmente significa que essa pessoa tem pouco raciocínio, ou pode-se dizer a uma pessoa que ela é mindful, que significa que a pessoa é muito consciente (muita mente). Aqui o mind é o objecto do nosso sufixo, e o less indica que a mind (mente) está abaixo da normalidade, e o ful acima da normalidade. (estes significados também são contextuais).
Estes sufixos, aplicados a qualquer palavra na língua inglesa tornam-a mais fácil de falar (e entender). Para além de tornar a língua mais à base de conceitos (conceitual).
Ao pensar neste assunto reparei que nós já temos este conceito introduzido na nossa língua, mas não introduzido como sufixos às palavras. Foi introduzido como a palavra bué (que corresponde ao sufixo inglês ful).
A diferença é que bué não se aplica como sufixo ou prefixo, mas sim como uma palavra antes ou depois do objecto da nossa quantificação ou qualificação.

É uma questão de equilíbrio

Logo, com o nascimento do bué, penso que existe um certo desequilíbrio no nosso querido Português. Ficamos a poder dizer muito de uma coisa; e não arranjamos uma correspondência para dizer pouco sobre essa coisa. Dizemos bué fixe ou tá bué para dizer muito fixe ou melhor mas não temos uma palavra para dizer fixe mas do lado contrário do bué; para além de pouco fixe.
Dizemos muito, muito muito; queremos mais isto mais aquilo. E, também tenho a opinião, que o pouco também tem a sua mais valia (e importância) na nossa vida.
Para além do mais, pouco fixe tem seu equivalente em muito fixe por isso não tem correspondência para bué. Precisamos de uma palavra que signifique bué ao contrário.
Por isso, a minha proposta é a palavra nix, que podemos utilizar quando queremos referirmos ao conceito contrário do bué, no mesmo sítio da frase em que utilizamos o bué. A minha imaginação às vezes dá-me isto, e vejo o Português mais rico com uma palavra como esta :monkey_face: Gosto de inventar cenas… e torna mais jovem o Português (e o falante :yum:).

Vamos passar aos exemplos

Exemplos e seus significados

“Está nix o tempo” ==> Está mau tempo
Nix T.P.C.” ==> Não tenho trabalhos para casa (da escola)
“Eu bebo nix cerveja” ==> Não bebo cerveja
“Eu tenho muita família, mas irmãs: nix” / “Eu tenho muita família mas nix irmãs” / “Eu tenho muita família, nix irmãs” ==> Tenho muita família mas não tenho irmãs
“A divisão do futebol traz nix civilidade” ==> A divisão que o futebol traz reduz-nos civilmente
“Ontem acordei nix” ==> Ontem acordei sem energia
“Amanhã vou escrever nix para o meu blog” ==> Amanhã não vou escrever para o meu blog

Finalizar

Espero que esta ideia do nix seja bem-vinda. Se leste até aqui estás de parabéns, e espero que eu tenha conseguido transmitir a minha ideia correctamente.

Estou aberto a feedback da vossa parte.

Partilhem este post e esta ideia com os vossos amigos(as) e talvez o nix seja parte do nosso Português actual.

Ser jovem tem nix a haver com a idade  :wink:

Até já!

Nota: Se quiseres saber outra descoberta do português interessante aconselho vivamente a pequena leitura de esta minha publicação de blog.